Boletim da Fundação Portugal África - Nº 19 - Agosto/Setembro 09
Eleições Presidenciais na Guiné-Bissau
Na sequência do assassinato do Presidente Nino Vieira, a 2 de Março, realizaram-se a 28 de Junho eleições presidenciais antecipadas na Guiné-Bissau. Vinte figuras depositaram junto do Supremo Tribunal da Justiça (STJ) da Guiné-Bissau as suas candidaturas às eleições presidenciais. Dos vinte candidatos iniciais, treze eram representantes de partidos políticos, enquanto os restantes concorreram a título independente.
Pag 2/4
Angola: A Caminho da Segurança Alimentar
Angola está a promover as acções no meio rural para aumentar a sua produção agrícola, reduzir a dependência externa em produtos agro-pecuários e alcançar a segurança alimentar até 2015. Nos últimos quatro anos, a produção no campo quase duplicou, passando de dez milhões de toneladas, em 2005, para as 18,8 milhões de toneladas previstas para este ano.
Pag 4/5
Relatório anual do BAD
De acordo a Organização de Desenvolvimento e Cooperação Económica (OCDE), o Rendimento Nacional Bruto (RNB) africano deverá registar este ano uma quebra para menos de metade dos valores registados em 2008. Angola deverá ser dos países mais atingidos, uma vez que segundo as previsões da OCDE o PIB angolano deverá perder 23 pontos de crescimento, passando dos 15,8% registados em 2008 para menos 7,2%, previstos para o ano em curso.
Pag 5
Crescente Presença da China e do Brasil em Angola e Moçambique
As boas relações entre a China e Angola reflectiram-se num aumento das trocas comerciais, as quais ascenderam a 25,3 mil milhões de dólares em 2008, o que faz de Angola o maior parceiro comercial do país asiático em África.
Pag 6/7
Nova Hidroeléctrica em Moçambique
O projecto de construção da Hidroeléctrica de Mpanda Nkuwa (HMNP), que será a segunda de Moçambique, vai avançar, mesmo perante a actual crise financeira internacional, afirmou a administração da nova Hidroeléctrica.
Pag 7/8
Morte de Omar Bongo
O Presidente Omar Bongo do Gabão faleceu no dia 8 de Junho em Espanha vítima de doença prolongada. Bongo foi o líder africano que mais tempo permaneceu no poder, 41 anos. De acordo com a Constituição do país, a líder do senado, Rose Rogombe, uma aliada de Bongo, assumiu o cargo de Presidente interina e compremeteu-se a organizar eleições num prazo de quarenta e cinco dias.
Pag 8/9
Relatório sobre a Competitividade Africana 2009
De acordo com o Fórum Económico Mundial, as principais economias africanas estão menos competitivas. Esta realidade foi demonstrada através da apresentação em Junho, na Cidade do Cabo, do Relatório sobre a Competitividade Africana 2009.
Pag 9/10
XIII Cimeira da União Africana
Realizou-se entre os dia 1 e 3 de Julho, em Sirtes, na Líbia, sob a presidência do líder líbio Muammar Kadhafi, a XIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA). O tema central da Cimeira foi a Agricultura, sendo que o lema deste encontro foi: Investir na Agricultura para Alcançar o Crescimento Económico e a Segurança Alimentar. Para além dos Estados Africanos, esta Cimeira teve como convidado especial o Brasil.
Pag 10/11
As eleições no Gabão
Devido ao período de férias de alguns dos intervenientes na produção do Observatório de África, o presente número sairá com um pequeno atraso. Encontrando-nos no final do mês de Agosto, não faria sentido que este número saísse sem uma actualização sobre as eleições no Gabão que aconteceram, como atrás dissemos, ontem, dia 30 de Agosto.
Pag 12