Boletim da Fundação Portugal África – Nº 10 – Janeiro/Fevereiro 08
Chissano Vence Prémio Mo Ibrahim de Boa Governação
O antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano foi a personalidade escolhida para a atribuição do primeiro Prémio Mo Ibrahim de Boa Governação, o qual visa distinguir os líderes africanos que se tenham destacado durante o exercício dos seus mandatos.
Pag. 2
Aliança para uma Revolução Verde em África
O objectivo é o de contribuir para a duplicação da produção agícola africaba, de modo a debelar as falhas crónicas de alimento no continente africano.
Pag. 3
África do Sul, Índia e Brasil juntos em Pretória
O objectivo destes encontros é aumentar as relações económicas, comerciais e de investimentos entre os três países, os quais, em conjunto, possuem um mercado de mais de 1.3 biliões de pessoas.
Pag. 4
ANC Elege Novo Líder
Jacob Zuma ascendeu poiticamente no seio do ANC deviso à conjugação de dois factores: a sua persistência política e ao facto de ser zulu.
Pag. 5
Resultados da Cimeira União Europeia – África
Ao analiza-se a recente Cimeira União Europeia – África, a principal conclusão a que se pode chegar, é que o simples facto de ela se ter realizado, foi uma grande vitória, a qual dese ser atribuída à diplomacia portuguesa.
Pag. 7
Eleições Legislativas em Angola em 2008
Estas serão as primeiras eleições no país desde 1992, altura em que, antes da segunda volta das presidenciais, entre Eduardo dos Santos e Jovas Savimbi, o mergulhou numa onda de violência que levou ao recomeço da guerra civil.
Pag. 10
Violência no Quénia
As eleições presidenciais de Dezembro de 2007 acabaram por lançar o país numa espiral de violência de conequências imprevisíveis, pondo em risco a estabilidade de um país essencial para a África Oriental.
Pag. 10
Comunidade Internacional Apoia Guiné-Bissau no Combate à Droga
Desde há dois anos,a Guiné-Bissau passou a ser, cada vez mais, referenciada como um local de passagem do tráfico de droga da América do Sul para a Europa.
Pag. 12