Boletim da Fundação Portugal África - Nº 17 - Março/Abril 09
Khadafi Eleito Líder da União Africana
A União Africana (UA) realizou em Addis Abeba, entre os dias 26 de Janeiro e 3 de Fevereiro, a sua XII Cimeira, a qual se centrou na temática do desenvolvimento das infra-estruturas, com especial incidência nos sectores da energia e dos transportes. Porém, para além deste tema central, outros assuntos mereceram especial atenção dos líderes africanos, destacandose, desde logo, a questão do Governo Continental, assunto recorrente nas últimas Cimeiras da UA.
Pag 2/4
Luanda e Bissau Reforçam Laços
Pouco tempo depois de assumir o cargo de Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, deslocou-se a uanda. Esta primeira visita oficial teve um duplo objectivo por parte das autoridades guineenses. Por um lado, pretendeu agradecer o apoio angolano ao processo eleitoral guineense e, por outro, aproveitar o bom momento no relacionamento político para promover o aprofundamento das relações económicas entre os dois países.
Pag 4/5
Aumento do Investimento Externo em Cabo Verde
O volume de projectos empresariais aprovados pela Cabo Verde Investimentos (CI) em 2008 aumentou 46% em relação a 2007. A CI aprovou, em 2008, 19 projectos de investimento externo, a maioria na área do turismo, enquanto, no ano anterior, foram 13 os empreendimentos que receberam luz verde.Em termos financeiros, o volume de Investimento Directo Externo (IDE) aprovado passou de 1.1 mil milhões de euros em 2007 para 2.6 mil milhões de euros em 2008.
Pag 5/6
Eleições Gerais na África do Sul
A cisão que se registou no African National Congress (ANC), provocada pelo conflito entre Thabo Mbeki e Jacob Zuma, e que conduziu à criação de um novo partido o Congress of The People (COPE), introduziram um elemento de incerteza em relação às eleições gerais marcadas para 22 de Abril.
Pag 6/7
Alargamento da Rede Universitária Pública em Angola
O Conselho de Ministros angolano aprovou a criação de mais seis universidades públicas e a reestruturação da Universidade Agostinho Neto. Estas alterações inserem-se na política do governo de reorganização do ensino superior público.
Pag 7/8
A Lenta Recuperação do Zimbabwe
Após vários meses de indefinição e instabilidade, o líder da oposição zimbabweana, e vencedor das eleições de Junho, Morgan Tsvangirai tomou posse como Primeiro-ministro do país. Apesar do seu partido, o Movement for a Democratic Change (MDC) ter ganho as eleições legislativas de Junho de 2008, Mugabe não aceitou os resultados. Após longas negociações, Tsvangirai e Mugabe assinaram um acordo, em Setembro, destinado a formar um governo de coligação.
Pag 8/9
Nasce a “Marca Moçambique”
Com vista a aumentar as receitas provenientes do turismo, o Governo Moçambicano lançou uma forte campanha destinada a promover Moçambique como destino turístico de eleição. O objectivo é alcançar os 4 milhões de turistas em 2020. Este objectivo meta foi reiterado por ocasião do lançamento, em Fevereiro, da ‘Marca Moçambique’, destinada
promoção dos recursos e oportunidades turísticas e de investimento do país. A campanha de promoção turística terá como alvos preferenciais os mercados sul-africano, alemão, português, britânico e português.
Pag 9/11
Morte de Nino Viera
Em atentados separados, mas interligados, foram mortos, no dia 1 de Março, o Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo “Nino Viera”, e o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas guineenses, o General Batista Tagmé Na Waié. Estas mortes foram o culminar de uma rivalidade entre ambos que durava já há muitos anos.
Pag 11/12