Boletim da Fundação Portugal África - Nº 18 - Maio/Junho 09
Eleições Gerais na África do Sul
Até à data limite para a apresentação de candidaturas às eleições sulafricanas, 1 de Março, surgiram 28 partidos que se apresentaram para concorrer às eleições a nível nacional e ou provincial. Outras 14 forças apenas se apresentaram em algumas províncias não o fazendo para o Parlamento Nacional.
Pag 2/5
TPI Emite Mandato contra Al-Bashir
O Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia emitiu, a 4 de Março, um mandado de captura contra o Presidente sudanês, Omar Al-Bashir, acusado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade no conflito que assola a província sudanesa do Darfur. Segundo o TPI, o regime sudanês está a conduzir um verdadeiro genocídio contra as etnias fur, masalit e zaghawa. De acordo com dados da ONU, o conflito em Darfur, que eclodiu em Fevereiro de 2003, já fez cerca de 300 mil mortos e mais de dois milhões e 700 mil deslocados.
Pag 5/6
Novo Partido em Moçambique
O panorama político moçambicano conheceu uma grande alteração com a criação de um novo partido político, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), cujo Presidente é Daviz Mbepo Simango, Presidente da Câmara Municipal da Beira e, até há pouco tempo, a grande esperança para a renovação da liderança da RENAMO. Este partido surgiu de dissidências dentro do até agora principal partido de oposição.
Pag 6/7
Portugal e Angola Reforçam Laços
Desde o fim da Guerra Civil, em 2002, Angola tem registado um enorme crescimento económico, no qual tem estado envolvido um número crescente de empresas portuguesas, nomeadamente do sector da construção civil e da banca.
Pag 7/9
A Crise em África
O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizou uma conferência, em Março, em Dar- es-Salam, na Tanzânia, para discutir formas de responder ao impacto da crise financeira global no continente africano. O encontro visou discutir o apoio externo que o FMI e outros doadores podem providenciar para ajudar África, onde a pobreza é a mais acentuada do mundo.
Pag 9/10
Primeiro-Ministro Português em Cabo Verde
A visita oficial do Primeiro-Ministro português a Cabo Verde, em Março, visou valorizar e reforçar as áreas de cooperação tradicionais, acrescentando-lhe novos caminhos, como o das Novas Tecnologias da Informação e as Energias Renováveis.
Pag 10/11
União Africana Suspendeu Madagáscar
A União Africana (UA) suspendeu Madagáscar, qualificando a mudança de governo em Antananarivo um golpe inconstitucional. Desse modo, Madagáscar poderá enfrentar sanções a menos que um novo governo seja eleito dentro de seis meses. A UA suspendeu recentemente dois outros membros, a Mauritânia e a Guiné-Conakry depois dos golpes de estado ocorridos naqueles países. No caso de Madagáscar, apesar de Rajoelina ser um civil, os mesmos regulamentos são aplicados.
Pag 11
Mayotte mantém-se francesa
Os eleitores da ilha de Mayotte, situada no Oceano Índico, aprovaram a 30 de Março, em referendo, o reforço dos laços políticos e administrativos com a França, ex-potência colonial do arquipélago das Comores, onde estão geograficamente inseridos. A vitória do foi esmagadora, com cerca de 94 % dos eleitores disseram ‘sim’, contra apenas 4,6% de votos ‘não’.
Pag 2/4